O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, define patrimônio cultural da seguinte maneira:
“Enquanto o Decreto de 1937 estabelece como patrimônio “o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”, o Artigo 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico”.
In: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218
A preservação da identidade de um grupo, de sua memória, é de grande importância. Muitas vezes notamos que alguns grupos, mesmo sem a ajuda do poder público, buscam conservar e divulgar seu passado para as gerações futuras. Na região dos Campos Gerais, em território onde corre o rio Tibagi, notamos isso em dois espaços que preservam a história de famílias imigrantes que chegaram à região no século XIX e século XX. É o caso do Sítio Minguinho, em Palmeira, e do Parque de Carambeí. O primeiro dedicado aos “alemães do Volga” e o segundo aos holandeses, populações imigrantes que colaboraram para a formação cultural do estado do Paraná.
Trazemos algumas imagens dos acervos desses locais. Observe as fotos e responda as perguntas abaixo:
1. Pesquise sobre esses dois espaços. Quando foram criados, quem os organizou?
2. O que cada foto nos demonstra sobre o modo de vida das famílias imigrantes que chegaram aqui, nesse caso os alemães do Volga e holandeses?
3. Sobre as atividades realizadas pelos imigrantes que essas fotos evocam, algumas delas ainda permanecem?
4. Cada foto traz exemplos materiais do cotidiano dos imigrantes que viveram na região dos Campos Gerais. Ao observar as imagens escreva sua opinião sobre a importância de locais que preservam a nossa memória.