https://www.high-endrolex.com/43https://www.high-endrolex.com/43https://www.high-endrolex.com/43https://www.high-endrolex.com/43 Consórcio Energético Cruzeiro do Sul - Projeto

Projeto

A potência total da Hidrelétrica Mauá é de 363 MW, sendo 352 MW instalados na casa de força da usina principal e mais 11 MW na casa de força secundária que foi implantada junto à barragem.

A barragem da UHE Mauá emprega a tecnologia de concreto compactado a rolo (CCR) e tem 745 metros de comprimento na crista e 85 metros de altura máxima e permitiu a formação de um reservatório com quase 84 km² de superfície.

Para levar a água do reservatório até a casa de força aproveitando uma queda bruta de 120 metros, foi construído um circuito composto por: tomada d’água de baixa pressão, túnel adutor escavado em rocha com 1.922 metros de comprimento, câmara de carga, tomada d’água de alta pressão e três túneis forçados no trecho final.

A casa de força é abrigada e contêm três turbinas do tipo Francis, cada uma com 117,36 MW de potência.

A UHE Mauá é interligada ao sistema elétrico nacional por uma subestação operando em 230 kV e duas linhas de transmissão, que irão conectá-la às subestações Figueira e Jaguariaíva, ambas da Copel.

Integraram o consórcio construtor (EPC) responsável pela execução do projeto da UHE Mauá, as empresas: J. Malucelli Construtora de Obras S/A, Consórcio ELM Mauá e VLB Engenharia Ltda.