Notícias » Usina Mauá inicia operação comercial

Publicado em 26/11/2012

Desde a 0h do dia 23 de novembro, a unidade geradora 1 da Usina Hidrelétrica Mauá está operando comercialmente. Com isso, a energia gerada já abastece o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A unidade tem 117,36 megawatts de potência e iniciou operação em regime de teste no dia 9 de novembro. Este é o primeiro dos cinco grupos geradores da UHE Mauá a entrar em operação comercial. As demais (outras duas de igual potência também na Casa de Força Principal e duas com potência de 5,5 megawatts na Casa de Força Complementar) estão em fase de testes.

A Hidrelétrica Mauá foi construída no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (PR) e totaliza potência instalada de 361 megawatts – energia suficiente para atender a aproximadamente 1 milhão de pessoas. A concessão pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, formado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), com 51%, e pela Eletrosul Centrais Elétricas, com 49%. Juntas, as estatais investiram cerca de R$ 1,4 bilhão no empreendimento, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.