Notícias » Projeto “Escola Carbono Zero” é encerrado com plantio de cerca de mil árvores

Publicado em 28/11/2011

Será realizada na próxima terça-feira (29/11), às 14h, na Secretaria Municipal de Educação de Ortigueira, o evento de encerramento do projeto “Escola Carbono Zero”, realizado no município graças a uma parceria entre o Consórcio para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati) e o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Mauá).

O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2009 e 2010, e teve como objetivo envolver estudantes e educadores no cálculo da quantidade de gases de efeito estufa que cada escola emitiu ao longo de 2009. Feito isso, as escolas teriam que plantar a quantidade de árvores nativas necessárias para compensar essas emissões. O trabalho envolveu três escolas da rede municipal, totalizando 1.300 alunos e 40 professores.

O projeto foi desenvolvido em etapas, iniciando com trabalhos sobre o tema em sala de aula. Em seguida, foi feito o levantamento do consumo de energia, gás e combustível – números que possibilitaram o cálculo da quantidade de gases emitidos. A última atividade foi o plantio de cerca de mil mudas de árvores. Agora, serão premiados com netbooks a escola e o professor que mais se envolveram no projeto, e a turma indicada pelo professor premiado fará um passeio no parque da Klabin.

Mesmo com um extenso período de seca que interferiu no andamento das atividades práticas e causou uma considerável perda de mudas plantadas, o projeto foi considerado um sucesso pelo Copati, especialmente por conta do envolvimento tanto de alunos quanto de professores com a temática ambiental. O projeto “Escola Carbono Zero” é uma das atividades realizadas pelo Consórcio Cruzeiro do Sul dentro do Programa de Educação Ambiental da UHE Mauá, integrante do Projeto Básico Ambiental (PBA) do empreendimento.